Conquistar o sonho de se tornar um servidor público pode até não ser uma tarefa das mais fáceis, já que exige foco, disciplina e muita dedicação do concurseiro. Mas você sabia que existe uma forma de aumentar a pontuação em concursos? É verdade. Continue a leitura até o final e entenda como isso é possível.
Prova de títulos: o que é isso?
Em concursos públicos, além das provas escritas/objetivas, os candidatos podem ser submetidos a outras etapas, como a de prova de títulos. Podemos dizer que ela é uma espécie de triagem que visa selecionar os concurseiros mais bem qualificados em sua formação profissional e intelectual.
Além do resultado das provas escritas, a banca examinadora também pode solicitar certificados e diplomas que confirmem todas as habilidades técnicas, bem como a formação escolar do candidato.
De acordo com as exigências de cada edital, os concurseiros precisam apresentar cópias autenticadas dos documentos comprobatórios para aumentar as chances de terem uma maior pontuação final.
O diferencial da prova de títulos, também chamada de avaliação de títulos ou análise curricular, é que os candidatos podem obter pontuações extras na média final, desde que os certificados apresentados para a banca examinadora estejam conforme as normas do edital em questão.
Como funciona a prova de títulos?
É conveniente deixar claro que a prova de títulos não é realizada em todo certame, já que as fases dependem das exigências do edital de publicação, e podem variar bastante.
Sendo assim, é sempre muito importante a leitura atenta do documento, já que esta etapa classificatória, por exemplo, pode incluir uma data limite para a entrega ou envio dos títulos específicos. Confira os principais procedimentos no diz respeito à prova de títulos em concursos públicos:
- O edital do certame informa todos os cargos para os quais a prova de títulos será aplicada. Essa informação costuma vir em destaque no documento;
- A prova de títulos, que pode aumentar a pontuação em concursos, geralmente acontece após a realização das provas escritas (fase eliminatória);
- A banca organizadora do certame informa, em um tópico específico no edital, quem poderá participar, a pontuação máxima a ser alcançada, a forma pela qual os concurseiros deverão encaminhar os títulos (e-mail, correios ou presencial), bem como a documentação que será aceita;
- O edital do concurso também informa a maneira como os documentos comprobatórios deverão ser entregues na prova de títulos;
- Além disso, o candidato também pode verificar o cronograma do concurso no que diz respeito à prova de títulos, bem como o prazo limite para a entrega dos documentos, além do formulário para relacionar os títulos que serão encaminhados.
Na verdade, a prova de títulos precisa atestar que o candidato tem uma qualificação acima das que foram exigidas no edital do concurso.
Quais são os certificados exigidos?
Se você quer aumentar a pontuação em concursos públicos, conheça os principais certificados que são exigidos na prova de títulos de alguns certames:
- Pós-graduação;
- Mestrado;
- Doutorado;
- MBA (Master of Business Administration);
- Comprovação do nível de experiência profissional;
- Especializações.
Alguns outros certificados também podem ser exigidos para a prova de títulos em concursos, mas costumam ser menos frequentes:
- Cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento profissional;
- Artigos acadêmicos já publicados;
- Participação em pesquisas ou eventos científicos;
- Premiações na carreira;
- Publicações de trabalhos já realizados.
Vale sempre reiterar que o candidato que deseja aumentar a pontuação no concurso precisa ler atentamente o edital publicado, já que a prova de títulos varia de acordo com esse importante documento. Na maioria das vezes, a prova de títulos se destina a concursos que exigem formação acima do curso superior.
É possível garantir pontuação extra com a prova de títulos? Como?
Sim. A maneira como a pontuação é calculada é o grande diferencial. Existe um valor máximo permitido e o candidato não pode acumular pontos por causa da quantidade de certificações ou diplomas entregues.
Por exemplo, suponha que você tenha concluído dois cursos de mestrado e apenas um doutorado. Logo, pode ser que a banca examinadora considere apenas um dos mestrados e o doutorado, ou apenas este último.
Vale ressaltar que alguns certames costumam aceitar que o candidato tenha mais de uma especialização, mas isso não é regra. Por isso, é importantíssimo sempre ficar atento às exigências do edital do concurso que você pretende fazer.
Caso a prova de títulos não garanta ao candidato uma pontuação extra, a nota final será a mesma alcançada nas etapas anteriores, sem possibilidade de desclassificação.
Viu como é possível aumentar a pontuação em concursos através da prova de títulos e se dar bem? Boa sorte.